Nossas especialidades

Nossas ações terapêuticas são focadas para um objetivo específico, programado de forma realista e conjunta com o paciente e sua família. Nossa equipe possui vasta experiência tanto em modelos intensivos quanto convencionais de reabilitação, selecionando a modalidade mais apropriada de intervenção de acordo com as necessidades do paciente, preferências e possibilidades da família. 

Estratégias de intervenção, assim como a seleção de métodos, técnicas e recursos terapêuticos necessários para cada paciente, são implementadas de forma individualizada, selecionadas com base nas mais sólidas evidências disponíveis na literatura e estabelecidas a partir de avaliação detalhada. 

Temos o compromisso de estabelecer, de forma conjunta com a família/paciente e equipe, a dinâmica e tratamento de reabilitação mais efetivo e apropriado para o paciente, sua família e seu momento terapêutico.   

A intervenção poderá ocorrer no ambiente clínico, domiciliar, escolar e/ou social, de acordo com o objetivo estabelecido e a necessidade de prática contextualizada do mesmo. As metas programadas para cada paciente visam a melhora/prevenção de suas incapacidades neuro-músculo-esqueléticas, promoção de sua mobilidade, funcionalidade, independência e participação social. Para tal, nossa experiência na indicação/acompanhamento do uso de órteses, dispositivos de suporte/posicionamento/mobilidade e planejamento de adaptações ambientais contextualizadas, favorece o nível máximo de autonomia para cada indivíduo.  

Em prazos determinados, são realizadas reavaliações e documentação dos resultados do paciente, por meio de testes padronizados, medidas de desfechos específicos e informações qualitativas dos aspectos relevantes acerca do seu desempenho, garantindo assim, sua evolução contínua e progressiva ao longo do tempo.

Atuamos de forma interdisciplinar com foco na funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida dos nossos pacientes e suas famílias. 

A equipe fonoaudiológica tem como objetivo compreender e analisar os sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo fonoaudiológico e os métodos clínicos utilizados para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios relacionados de forma tradicional ou intensiva.

O vínculo entre família, paciente e terapeuta, são o grande diferencial na nossa atuação, caracterizada pela participação efetiva das famílias no processo terapêutico. 

A partir da utilização de diversas técnicas/métodos fonoaudiológicos comprovados cientificamente, recursos terapêuticos modernos e lúdicos e orientações sistemáticas, a parceria entre pais/cuidadores e fonoaudiólogos é favorecida, fazendo com que as habilidades adquiridas durante a terapia, sejam aplicadas de forma efetiva na rotina e contextos vivenciados pelo paciente.

Com base desenvolvimentista, a Terapia Ocupacional na ProAtiva, tem como domínio de intervenção os aspectos abaixo, que transitam entre si, sem hierarquia, para apoiar o envolvimento, participação e saúde:

 – Ocupações do indivíduo: atividades de vida diária (AVDs), atividades instrumentais de Vida Diária (AIVDs), descanso, sono, educação, trabalho, brincar, lazer e participação social; 

– Fatores pessoais: seus valores, crenças e espiritualidade;  

– Funções e estruturas do corpo; 

 – Habilidades de desempenho: habilidades motoras, habilidades de processo, habilidades de interação social, 

– Padrões de desempenho: hábitos, rotinas, rituais e papéis;

– Contexto e ambiente: cultural, pessoal, físico, social, temporal e virtual que esse indivíduo está inserido. 

Os objetivos da intervenção são estabelecidos em conformidade com a abordagem centrada na família/paciente. A avaliação e reavaliações periódicas utilizam testes padronizados, dados quantitativos e qualitativos do desempenho individual e em contexto específico.  A intervenção é baseada na melhor evidência disponível, possui intensidade variável, programada a partir da complexidade das metas estabelecidas e ocorre em congruência com os desejos/expectativas da família/paciente.

As ações terapêuticas são holísticas e integradas com outras especialidades, podendo ocorrer no ambiente clínico, domiciliar, escolar e ou de trabalho, para proporcionar a generalização dos aprendizados em diferentes situações da vida do paciente.

Nossa Equipe

Fisioterapeutas

Adriana Wanderley Leva Martin Rocha

Fisioterapeuta

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Fisioterapia Neurofuncional do Adulto, UFMG. Especialização em Fisiologia e Biomecânica do Movimento pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre em Ciência Animal - Área de concentração: Epidemiologia pela UFMG. Formação no Conceito Neuroevolutivo/Bobath (Básico e Baby), Método TheraSuit (Básico, Prático e Avançado) Método PediaSuit, Pilates Adaptado a Neuroreabilitação, Curso de Marcha. Experiência em neuroreabilitação desde 1996. Experiência como docente.

Ana Paula de Sousa

Fisioterapeuta

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Aprendizagem Motora pela USP. Formação no Conceito Neuroevolutivo/Bobath e Baby Bobath, Método Pilates, Método TheraSuit, Theratogs, Estimulação Elétrica Funcional, Contensão Induzida de membros superiores e inferiores. Atuação em estratégias naturalistas de análise aplicada ao comportamento (ABA) e intervenção precoce (Modelo Denver). Experiência em neuroreabilitação desde 2006.

Carolina Duarte de Castro

Fisioterapeuta

Formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Especialista em Neurologia Adulto e Infantil pela UFMG. Formação no Conceito Neuroevolutivo/Bobath (Básico, Avançado e Baby), Método Pilates (Rehab Pilates) formação pela Physio Pilates Polestar, Pilates Adaptado em Neuroreabilitação, Método TheraSuit (Básico e Avançado), Método PediaSuit, Theratogs, Integração Sensorial Integrado à Terapia Sensório Motora e Padrões Patológicos. Aprimoramento em Análise de Marcha nas Disfunções Neurológicas. Neuromodulação (Estimulação Transcraniana por corrente direta- tDCS). Aprimoramento em Análise do Comportamento Aplicado (Método ABA). Plagiocefalia Tmpi-Pimt. Clínica em bebês sob a óptica do Sistema fascial pela Academia Brasileira de Fáscias. Experiência em Neuroreabilitação desde 2008.

Déborah Ebert Fontes

Fisioterapeuta

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Curso de Aperfeiçoamento em Fisioterapia - Reabilitação Infantil, pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional do adulto e da criança (FCMMG). Mestre e doutoranda no Programa de Ciências da Reabilitação (UFMG). Formação no Método Therasuit (Básico), Método Pilates, Treino Locomotor e Terapia por Contensão Induzida. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional da criança e adolescente pela ABRAFIN/COFFITO. Experiência em neuroreabilitação desde 2019.

Déborah Ferreira

Fisioterapeuta

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Curso de Aperfeiçoamento em Fisioterapia - Reabilitação Infantil, pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Mestre em Neurociências pela UFMG. Formação no Método Therasuit (Básico, Prático e Avançado), Método Pilates, Pilates adaptado à Neuroreabilitação e Neuromodulação (Estimulação Transcraniana por corrente direta - tDCS). Atuação em estratégias naturalistas de análise aplicada ao comportamento (ABA). Atuação na avaliação motora de crianças autistas com certificação na aplicação do Ignite Challenge. Experiência em neuroreabilitação desde 2018.

Gisela Bastos Ferreira

Fisioterapeuta

Formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG). Especialista em Fisioterapia Neurológica pela UFMG. Formação no Método Pilates, Método TheraSuit (Básico e Avançado), Estimulação Elétrica Funcional e Neuromodulação (Estimulação Transcraniana por corrente direta- tDCS). Experiência em neuroreabilitação desde 2003.

Isabella Reis

Fisioterapeuta

Formada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG). Curso de Aperfeiçoamento em Fisioterapia - Reabilitação Infantil, pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Formação no Método Pilates Adaptado a Neuroreabilitação e Método TheraSuit (Básico, Prático e Avançado). Atuação em estratégias naturalistas de análise aplicada ao comportamento (ABA). Atuação na avaliação motora de crianças autistas com certificação na aplicação do Ignite Challenge. Experiência em neuroreabilitação desde 2019.

Lara de Almeida Rodrigues

Fisioterapeuta

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Formação no Método Pilates, Método TheraSuit (Básico), Deficiência Visual na Infância e detecção precoce de alto risco de Paralisia Cerebral. Experiência em atendimentos de neuroreabilitação, de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e intervenção precoce em bebês e crianças prematuras e/ou com atraso do desenvolvimento.

Priscila Demicheli

Fisioterapeuta

Fformada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Fisioterapia Neurológica pela UFMG. Graduanda do curso de Psicologia da PUC Minas. Formação no Método Therasuit (Básico, e Avançado), no Conceito Neuroevolutivo/Bobath (Básico), no Método Pilates, no Método Treini e Treini Exoflex, Integração Sensorial, Theratogs, bandagem Elástica Funcional, jogos virtuais, Terapia de Contensão Induzida, Go baby Go, introdução ao ABA e Fisioterapia na Mielomeningocele. Experiência em neuroreabilitação desde 2007.

Raquel Toé

Fisioterapeuta

Formada pela Pontifícia Universidade Católica -MG. Especialista em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Formação no Conceito Neuroevolutivo/Bobath (Básico, Avançado e Baby), Método TheraSuit (Básico e Avançado), Theratogs, bandagem Elástica Funcional, jogos virtuais e Método Cuevas. Experiência em neuropediatria desde 2006.

Valéria Cury

Fisioterapeuta

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciências da Reabilitação pela UFMG. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional da criança e adolescente pela ABRAFIN/COFFITO. Formação no Conceito Neuroevolutivo/Bobath e Baby Bobath, Reeducação Postural, Método Pilates, Método TheraSuit, Método BRMT e Estimulação Elétrica Funcional, Neuromodulação (Estimulação Transcraniana por corrente direta - tDCS). Instrutora certificada e tradutora do TheraSuitMethod pelo TheraSuit LLC (EUA). Instrutora do Método Pilates Adaptado em Neuroreabilitação. Experiência clínica desde 1992 em Neuroreabilitação, na indicação e prescrição de órteses e recursos adaptativos para indivíduos com disfunções neuromotoras e desde 2006 na implementação dos princípios e recursos do Método Pilates em crianças, adolescentes e adultos com disfunções neuromotoras. Consultora técnica em fisioterapia realizando supervisões a profissionais de diversas regiões do Brasil. Experiência em neuroreabilitação desde 1992.

Fonoaudiólogas

Lídia Arthuso

Fonoaudióloga

Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Pós-Graduada em Motricidade Orofacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Terapeuta Prompt Nível I. Formação em Eletroestimulação. Formação em comunicação alternativa através do Pecs. Avaliação e tratamento da Apraxia de Fala na infância. Aperfeiçoamento em Método ABA. Formação em Gerenciamento das Disfagias Orofaríngeas. Avaliação do Frênulo Lingual: do Teste da Linguinha à avaliação para cirurgia. Alfabetização e Reabilitação da Linguagem Escrita- Método das Boquinhas. Experiência em neuroreabilitação desde 2010.

Vilma Raquel Machado de Oliveira

Fonoaudióloga

Formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Pós-Graduanda em Transtorno do Espectro do Autismo ( CBI of Miami). Curso de Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia - Reabilitação Infantil, pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Formação em Fonoaudiologia Neurofuncional. Formações no Método Therapy Taping básico e avançado, Eletroestimulação aplicada em Neuropediatria, Fotobiomudulação aplicada à Fonoaudiologia.

Fabiana Borges Leal

Fonoaudióloga

Formada pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora-MG. Especialista em Motricidade Orofacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Formação em Eletroestimulação em disfagia e aplicada em pediatria. Formação Internacional em Fotobiomodulação Aplicada à Fonoaudiologia pelo Instituto EPAP de Portugal. Formação do Curso Básico e Avançado do Método Therapy Taping. Experiência em neuroreabilitação desde 2006. Experiência clínica em Fissuras Lábio Palatinas. Experiência clínica em Paralisia Facial. Experiência em assistência domiciliar e home care para empresas conveniadas a planos de saúde. Experiência em atendimento clínico Hospitalar pacientes adultos (neurologia) no leito e de CTI.

Terapeutas Ocupacionais

Paula Ramos Campos

Terapeuta Ocupacional

Formada pela Universidade FUMEC. Especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Transtorno do Espectro Autista (UFMG). Certificação em Integração Sensorial pela University Of Southern California. Formação no Método Therasuit. Formação em Pilates Adaptado em Neuroreabilitação. Formação em estimulação Elétrica Funcional, método BRMT, estimulação funcional da visão - atendimento à criança com deficiência, terapia de Contensão Induzida. Curso ABA - Ensino de habilidades básicas para crianças com autismo. Curso Modelo Precoce de Denver (ESDM). Experiência em neuroreabilitação desde 2008.

Camila Marinho Madalena

Terapeuta Ocupacional

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especializada em Neonatologia, na área de ênfase de Terapia Ocupacional pela Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA) - Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Curso de Aperfeiçoamento em Terapia Ocupacional - Reabilitação Infantil, pela Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Formações em curso introdutório de Integração Sensorial, Método Therapy Taping, Seletividade Alimentar e Dificuldades Alimentares, Motricidade Fina nas Desordens do Desenvolvimento Infantil, Intervenção Precoce no Autismo, Intervenções Baseadas no Modelo DENVER e Deficiência Visual na Infância. Experiência em neuroreabilitação desde 2018.

Rebeca Cunha de Oliveira

Terapeuta Ocupacional

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão. Formação em teoria de Integração Sensorial de Ayres; raciocínio Clínico terapêutico ocupacional segundo a terapia de integração sensorial de Ayres; motricidade fina nas desordens do desenvolvimento infantil; ensino de Habilidades de autocuidado para pessoas com autismo; desfralde: compreendendo o processo, identificando os sinais e criando estratégias eficazes. Em formação de ABA e estratégias naturalistas.