Tratamento Neuroevolutivo – Conceito Bobath

O Conceito Bobath foi criado no início dos anos de 1940 pelo neuropediatra alemão Dr. Karel Bobath e sua esposa fisioterapeuta Berta Bobath. A abordagem Bobath é indicada para indivíduos com desordens neuromotoras variadas e focaliza a análise e o tratamento de deficiências sensoriais e motoras, tendo como objetivo principal promover a funcionalidade.

As estratégias terapêuticas desse Conceito utilizado por Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos, têm como referência o desenvolvimento sensório motor típico e possibilitam a abordagem global do paciente. São realizados manuseios com objetivo de facilitar movimentos mais próximos ao padrão normal e inibir movimentos e posturas atípicas, promovendo mudanças no comportamento motor do paciente. O método possibilita abordagem conjunta dos sistemas sensoriais e utiliza a repetição em diferentes contextos para progressivamente reduzir a quantidade necessária de facilitação, até que a criança seja capaz de completar a atividade independentemente. O pressuposto teórico do tratamento está pautado na teria dos Sistemas dinâmicos e na plasticidade como base do desenvolvimento, da aprendizagem e da recuperação do sistema nervoso e muscular.

Na ProAtiva, o tratamento Neuroevolutivo está incorporado em nossa formação básica, constituindo intervenção essencial para possibilitar abordagem terapêutica global e interdisciplinar, sendo frequentemente associado à outras técnicas e intervenções terapêuticas.