TASES – Estimulação Elétrica Específica à Tarefa

A TASES é uma abordagem diferenciada no que se refere ao uso da eletroestimulação funcional em pacientes com desordens neuromotoras. Nessa modalidade terapêutica, o terapeuta utiliza um aparelho de eletroestimulação funcional com corrente de baixa intensidade e um controle remoto, através do qual músculos específicos são estimulados no momento exato em que deveriam estar se contraindo, enquanto o paciente realiza movimentos de determinada tarefa (ex.: marcha, alcance, etc.).

Similar à estimulação elétrica funcional (FES), a TASES se diferencia por ser implementada com parâmetros técnicos específicos, seleção criteriosa de músculos alvo, além de possuir aparelho de rápida colocação e controle remoto que possibilita ativação muscular maior tempo/eficiente e condizente com a requerida na tarefa alvo.

Estudos científicos na área, bem como observações no contexto clínico, atestam a eficácia da técnica na melhora da amplitude de movimento, percepção corporal e iniciação do movimento, função manual, controle postural, mobilidade e qualidade da marcha. Na ProAtiva a TASES é utilizada durante as sessões, de acordo com as necessidades específicas de nossos pacientes, sendo com frequência, implementada em associação com outras técnicas/recursos terapêuticos. A TASES é associada ao trabalho da atividade alvo e favorece que objetivo funcional, estabelecido para o paciente, seja alcançado.