Suspensão Parcial de Peso

A suspensão parcial de peso é um sistema que suporta parcialmente o peso corporal do paciente, favorecendo a postura de pé e o treino de habilidades motoras, como transferência lateral de peso e marcha. O sistema reduz a força resultante entre a força gravitacional e a força de suspensão, diminuindo a carga sobre o aparelho musculoesquelético durante o posicionamento de pé e o treino de atividades, minimizando o risco de quedas e facilitando o desempenho.

O treino de marcha é possibilitado a partir de maior assistência para o controle de tronco, movimento provocado pela esteira e assistência do terapeuta, que favorece os componentes qualitativos da marcha. A suspensão possibilita a implementar estas atividade sem indivíduos com maior comprometimento motor ou maiores dimensões corporais, fazendo com que a marcha seja realizada com melhor cadência e durante maior tempo.

A suspensão parcial de peso é indicada para indivíduos com alterações consequentes de desordens neurológicas, posturais, musculares, bem como déficit de equilíbrio e marcha. Desta forma, é possível retreinar a marcha de forma precoce em pacientes com Paralisia Cerebral, AVE, Parkinson e pós traumatismos raqui-medulares, dentre outras condições.

A base teórica advém de estudos com gatos com lesão medular que passaram por treino de marcha em esteira com suspensão e está relacionado à estimulação do Gerador Central de Padrões (GCP), localizado na medula espinhal e responsável pelo desempenho da marcha automática. A ampla utilização desta técnica de reabilitação deve-se á maior facilidade para o treino da marcha e postura de pé, maior satisfação dos pacientes durante o tratamento e bons resultados verificados em estudos científicos.

Na ProAtiva utilizamos a suspensão parcial de peso como recurso terapêutico durante as sessões de fisioterapia, para implementar precocemente o treino de atividades dinâmicas na postura de pé, utilizando equipamentos, além do trabalho de condicionamento aeróbico na esteira.