Integração Sensorial

 

A técnica de integração sensorial foi desenvolvida na década de 1970 pela terapeuta ocupacional Dra Jean Ayres e foi fundamentada a partir do funcionamento do Sistema Nervoso Central e a forma que ele recebe, organiza e responde á variedade de informações sensoriais provenientes do meio ambiente.

A integração das informações sensoriais ocorre com a organização do cérebro diante das informações recebidas, através da modulação dos estímulos ocasionando uma resposta adaptativa adequada. Essa resposta adequada é necessária para interação social, brincar, desenvolvimento de habilidades motoras, desenvolvimento da aprendizagem, atenção e concentração.

A técnica de integração sensorial é indicada para bebês, crianças e adultos que apresentam disfunções sensoriais, distúrbios neurológicos e distúrbios comportamentais que interferem no n desempenho ocupacional apropriado.

Para aplicação da técnica é necessário um ambiente terapêutico apropriado com estruturas e equipamentos suspensos para promover atividades que estimulem os sistemas sensoriais. A Proativa oferece um ambiente adequado para a utilização técnica individual ou associada a outras abordagens terapêuticas.