ESPECIALIDADES

Fisioterapia

A ProAtiva Habilitação Integrada oferece tratamento especializado a indivíduos de faixas etárias e condições de saúde variadas. Nossa equipe de fisioterapeutas possui formação e experiência no atendimento de bebês, crianças, adolescentes e adultos que apresentam qualquer disfunção que

esteja interferindo na realização de atividades presentes na rotina diária e na participação social nos contextos de casa, escola e comunidade.

As principais condições de saúde nas quais atuamos são a Paralisia Cerebral, Atrasos no de Desenvolvimento Neuropsicomotor, Mielomeningocele e outras Malformações congênitas, Lesões medulares, Seqüelas de traumatismo crânio encefálico e Acidente Vascular Encefálico (AVE), Doenças neuromusculares, Síndromes genéticas, dentre outros. Assim como Alterações Posturais, Prematuridade, Pré e Pós Operatório de Cirurgias Ortopédicas eRizotomia Dorsal Seletiva.

O tratamento fisioterapêutico na neuroreabilitação utiliza métodos dei ntervenção e recursos terapêuticos com foco na atividade, promoção de funcionalidade, mobilidade e independência aos pacientes. Os objetivos são melhorar a função física, prevenir disfunções musculoesqueléticas, como encurtamentos musculares e deformidades ósseas, e desenvolver o aspecto emocional, cognitivo e social do individuo.

O tratamento é delineado de acordo com as demandas e necessidades de cada paciente/família, as quais são identificadas em uma avaliação inicial. Após a avaliação, o terapeuta é guiado para a escolha dos recursos e métodos de tratamento mais adequados.

Fonoaudiologia

Atuamos de forma interdisciplinar com um trabalho é realizado de forma global, com foco na funcionalidade, bem estar e qualidade de vida dos nossos pacientes e sua família.

A equipe fonoaudiológica tem como objetivo compreender e analisar os sistemas teóricos e conceituais envolvidos no campo fonoaudiológico e os métodos clínicos utilizados para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os distúrbios relacionados.

O Tratamento Fonoaudiológico é indicado para tratar distúrbios neurológicos como paralisia cerebral,  autismo, as alterações de fala e linguagem (oral e escrita), dificuldades alimentares (disfagia), respiração oral, dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, hiperatividade, síndromes entre outros.

A fonoaudiologia na ProAtiva, é realizada através de diversas técnicas e métodos fonoaudiológicos comprovados cientificamente, a equipe trabalha com recursos modernos e lúdicos que propiciam grande adesão da família e do paciente ao tratamento. As sessões ocorrem de forma individual com duração de 45 minutos e frequência semanal que varia de acordo com cada paciente.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional atua na habilitação, reabilitação e promoção da saúde e do bem estar de bebês, crianças, adultos e idosos com alterações físicas, motoras, sensoriais, psicológicas, mentais e/ ou sociais, que interferem no seu desempenho ocupacional.

A terapia ocupacional utiliza de diversos recursos terapêuticos para trabalhar as habilidades motoras, processuais e de interação, relacionadas à diferentes áreas de ocupação, que são as Atividades de Vida Diária – AVDs(atividades orientadas para o cuidado do individuo com o próprio corpo) e Atividades Instrumentais de Vida Diária – AIVDs (atividades mais complexas de apoio à vida diáriadentro de casa e na comunidade,o sono e descanso, educação, trabalho, brincar, lazer e participação social).

As principais condições de saúde que atuamos são Atraso de Desenvolvimento Global; Prematuridade, Mielomenigocele, Malformações congênitas, disfunções sensoriais; transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC), transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, microcefalia, dificuldade de aprendizagem, Pós Acidente Vascular Encefálico (AVC), Paralisia cerebral, Transtorno global do desenvolvimento, Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Demência, dentre outros.

A ProAtiva dispõe de diversos recursos terapêuticos necessários para a prática clínica, incluindo diversos equipamentos de integração sensorial, recursos tecnológicos, jogos de diferentes faixas etárias e a combinação de diversas técnicas e métodos terapêuticos, que possibilita a abordagem de forma lúdica, dinâmica e interessante de acordo com a necessidade de cada cliente e sua família.