Escalada Terapêutica

A escalada terapêutica é uma técnica realizada em ambiente fechado e controlado, que utiliza uma parede artificial com pontos fixos para preensão, simulando a escalada em rochas de forma segura. Essa modalidade é realizada em paredes de 3 a 5 metros de altura, e não utiliza cordas. Para manter a segurança, o terapeuta fica posicionado por trás do paciente para prevenir quedas.

É indicada para crianças, jovens e adultos, que apresentem alterações posturais ou desordens neurológicas. Tem como objetivo a melhora sobre a força de preensão manual, fortalecimento da musculatura de tronco, membros inferiores e membros superiores, melhora da dissociação de membros, coordenação motora, equilíbrio, controle postural e mobilidade funcional. Tem como vantagem o fato de ser uma terapia lúdica e interessante, que conta com altos níveis de aderência pelo paciente.

A literatura reporta que além dos ganhos físicos promovidos pela escalada terapêutica, é identificada a reaprendizagem de movimentos por parte dos pacientes, que quebra o comportamento compensatório, ocorrido nas desordens posturais e neurológicas. Além de contribuir para o bem estar psicológico, aumentando a auto-confiança, auto-estima e melhora na resolução de problemas.

Na ProAtiva utilizamos esse recurso de forma combinada com a terapia convencional. Durante a atividade, uma terapeuta sempre estará posicionada para direcionar o paciente e garantir sua segurança.