Confecção de Órteses

Órteses são dispositivos que empregam forças externas para modificar as características funcionais e estruturais do sistema neuromuscular e esquelético. O seu uso tem como objetivo promover o alinhamento biomecânico e controlar a atividade muscular anormal e excessiva, que pode levar a deformidades e alterações na postura do pé e da marcha, sendo indicadas para indivíduos com doenças neuromusculares, mielomeningocele, síndromes, dentre outras condições.

Evidências científicas na área revelam efeitos positivos no uso das órteses de membros inferiores como ganho em comprimento muscula, dos MMII, no tempo de ativação muscular, melhora  da marcha, melhora na mobilidade.

A atuação do fisioterapeuta no processo de avaliação, confecção e acompanhamentodo  uso da órtese é realizada a partir de formação técnica específica, sendo essencial para a qualidade dos dispositivos confeccionados e melhores resultados para o paciente. Na PROATIVA as órteses são confeccionadas por meio de trabalho integrado entre o fisioterapeuta especialista em órteses, técnico ortesista e equipe responsável pela reabilitação do paciente. As ações são programadas a partir de avaliação específica e inclui indicação,moldagem, confecção, entrega da órtese, além de acompanhamento posterior ao seu uso e desmame.