Condicionamento Físico

A melhora do condicionamento físico é uma meta de tratamento essencial quando se tem como objetivo proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência motora em atividades esportivas e sociais. A melhora da capacidade cárdio-respiratória é um desfecho de grande impacto na funcionalidade e vem sendo incluída no tratamento de diferentes condições de saúde como Paralisia Cerebral, Síndrome de Down, Lesão Medular, Acidentes Vasculares Cerebrais, doença de Parkinson, entre outros.

O programa de condicionamento físico deve ser estruturado com base nos pressupostos da Escola Americana de Medicina do Esporte que sugere a realização do treino aeróbico com duração de 20 a 40 minutos por sessão  durante 3 a 5 dias por semana.

Os benefícios da realização contínua de exercícios aeróbicos incluem aumento da capacidade cardiovascular e resistência física, melhora do equilíbrio, força muscular e coordenação motora, menores níveis de colesterol no sangue, manutenção da massa óssea, além de impacto nas habilidades cognitivas, memória e desempenho escolar. Outro desfecho verificado na literatura e de grande relevância para indivíduos com deficiência física, é a melhora na função motora grossa, que favorece a maior agilidade, autonomia e velocidade no desempenho de tarefas diárias. Assim uma pessoa com um bom condicionamento físico se sente mais independente e preparada para acompanhar os parceiros em atividades escolares e de lazer, favorecendo o melhor convívio e participação social.

Na ProAtiva realizamos o trabalho de Condicionamento Físico durante as sessões de fisioterapia baseados nos pressupostos científicos e nas necessidades especificas de cada paciente. Além do treino aeróbico, realizamos uma abordagem individualizada e associada á melhora de componentes qualitativos da postura e da marcha. Utilizamos como recurso para esse trabalho a esteira e equipamentos dinâmicos como o Elíptico e Stepper e associamos ao uso da Suspensão Parcial de Peso Corporal, se necessário para o paciente.