Bandagem Elástica Terapêutica

A bandagem elástica é utilizada desde a década de 1970 como um recurso para oferecer apoio externo e auxiliar funções fisiológicas na pele, nos músculos, veias, artérias e nas articulações.

A bandagem é um tecido constituído por 100% de algodão e microfios de elastano, e possui como características ser fina, não conter medicamentos e se expandir apenas no sentido longitudinal. Quando aplicada sobre a pele a bandagem produz uma força de pressão, causada pela força reativa imposta sobre a mesma. Os receptores presentes na pele levam a informação sensorial para o córtex, contribuindo para a percepção da posição das articulações funcionando como um recurso de conhecimento e aprendizado.

A bandagem elásticapode ser utilizada por um período de 3 a 5 dias consecutivos,o que prolonga os efeitos das terapias convencionais permitindo que os benefícios terapêuticos se mantenham ao longo de 24 horas.

As evidências científicas na área revelamefeitos positivos no aumento do controle oral de crianças com comprometimento motore indicam que a bandagem é um excelente recurso quando associada a terapia física, uma vez que promove maior percepção corporal e movimentos mais harmônicos e coordenados.

Na PROATIVA, a indicação da bandagem elástica é criteriosa e utilizada de forma coadjuvante ao tratamento, com o objetivo de melhorar a percepção sensorial do local aplicado, o posicionamento e alinhamento corporal,  maximizando a função.